Neste 16 de setembro promovemos o encontro de alunos e
professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Dolores Alcaraz Caldas
e Dep. Victor Issler com estudantes de História na disciplina Estágio de
Docência em História I - Ensino Fundamental, pela Profª Drª Carla Meiners. A
escola Victor Issler apresentou relato da pesquisa sobre questões
Étnico-raciais, que vem sendo realizada na escola.
Esta pesquisa compõe como ato pedagógico de professores e
como pesquisa da dissertação no Mestrado
da Profª Gabriela Nobre Bins, pela UFRGS, e que pertence ao quadro docente da
escola. Envolvendo alunos da Rádio DJtalD+
(http://djtaldemaisvi.blogspot.com.br/2012/04/onde-voce-esconde-o-seu-preconceito.html),
coordenada pelo Prof. Altemir de Oliveira, e do Grêmio Estudantil, desde a
construção do questionário incluindo a execução de entrevistas pelos
alunos. Desde 2011 com ações em
seqüência até o momento.
Interessante relato que contou com a participação da
ex-aluna da escola, Bruna Rocha, que esteve no início do processo, e hoje cursa
o segundo ano do Magistério. Com consistência abordou o tema por ocasião de sua
participação nas entrevistas e pelo seguimento do trabalho na escola enquanto
nela estudava.
A Prof. Gabriela Nobre Bins apresentou junto com o Professor
Altemir Oliveira, o resultado do processo inicial da pesquisa e as sequências
realizadas com alunos, como trabalho pedagógico, envolvendo a leitura crítica
de veículos midiáticos impressos, mesmo sendo ambos, professores de Educação
Física.
O trabalho continua na escola associando prática pedagógica
e a Dissertação de Mestrado sobre a implementação da Lei 10639/03 e 11645/08,
que trata sobre estudo nas escolas da História da África e dos afrodescendentes
no Brasil e Cultura Indígena, com foco na Lei 10639.
A Profª Letícia Gomes Farias, de Educação Artística, relatou
seu trabalho em anos iniciais buscando levar o aluno a se auto-representar.
Falou da experiência de professora em seus primeiros anos de magistério,
abordando os conflitos do recém-formado frente a realidade desconhecida em que
o profissional se encontra e de conflitos que surgem mesmo tendo base teórica
para análise e prática do ofício. Relatou com precisão várias questões do
professor e do aluno frente ao desafio de encarar a questão Étnico-racial numa
abordagem do compromisso escolar frente a uma mentalidade já formada pelo aluno
e os conflitos expressos e preconceitos interiorizados mesmo em tenra idade.
Com debate, seguido após as apresentações, mediante questões
colocadas pelos universitários, entre os quais a pesquisadora no campo a
acadêmica Karita Regina Soares.
Não fosse pouco, a Escola Dolores Alcaraz Caldas relatou o
seu trabalho da DAC MÍDIAS
(https://www.facebook.com/groups/350228755037106/) que envolve a
Rádio/TV/Jornal Dolores, pelos próprios alunos e alunas integrantes dos
veículos acompanhados da Professora Isabel Oliveira.
O PROJETO RÁDIO, TV E JORNAL DOLORES ou DAC MÍDIAS, surgiu
em 2011 por ocasião da inauguração das obras de reforma da escola e do desejo
de alunos de duas turmas de B-30 (9 anos), da Profª Maria Isabel da Silva
Oliveira, então sua professora de Língua Portuguesa, que realiza com os alunos
uma produção de cartas questionando e reivindicando ao Prefeito e à Secretária
de Educação, acerca da reforma da escola
e outros assuntos da Comunidade. Depois disso, o Projeto teve continuidade e
até hoje é coordenado pela Professora Maria Isabel da Silva Oliveira, iniciando
com a Rádio, prosseguindo em 2012 nos horários disponíveis da professora, até a
aprovação pela SMED em 2013 como Projeto Pedagógico da escola.
Os alunos da Escola Dolores narraram inúmeras ações desde a
origem da DAC MÍDIAS, que eu destacaria
o fato de os alunos oficinarem colegas de faixa etária semelhante e também dos
anos iniciais; cabe destaque também a proposição e realização do Primeiro Curta
Dolores, veiculando produção de vários professores e alunos na escola. E o trabalho iniciado de edição de vídeos das
ações midiáticas dos alunos do Projeto.
Também é forte o registro de que têm escrito matéria no
JORNAL VITRINE (Comunidade Bairro Restinga) e para ele concedido entrevistas,
além de obter um espaço para publicação de matérias de autoria dos alunos.
Sobre a descrição da ação de rodar programas de rádio nos
recreios mais uma vez ocorre debate entre os participantes impulsionado pelo
tema Étnico-racial na vertente música, envolvendo vários estilos
afrodescendentes e os conflitos de disputas na sociedade através do preconceito
cultural.
Animação e discussão digna do cruzamento de escola
(fundamental) e universidade na disciplina coordenada pela Profª Carla Meiners
na manhã de segunda-feira (16/09) resultando energia renovada em todos os
participantes. Na conversa final de conclusões consentimos que ações como esta
de integração do ensino fundamental como ensino universitário devam manter-se e
ampliar-se.
Tentaremos um registro nas fotos e imagens colocadas aqui.
Uma professora muito emocionada com esse diálogo caloroso entre universidade e escola do ensino fundamental! Uma experiência muito interessante para a nossa gurizada medonha e linda! Um agradecimento especial à Profª Carla Meiners, ao Professor Jesualdo Freitas, aos colegas e alunos da escola Vitor Issler, aos acadêmicos do Curso de História!Aprendemos importantes lições nessa manhã memorável!
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