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quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Mídias escolares levam escolas Victor Isler e Dolores à sala de aula da UFRGS



Neste 16 de setembro promovemos o encontro de alunos e professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Dolores Alcaraz Caldas e Dep. Victor Issler com estudantes de História na disciplina Estágio de Docência em História I - Ensino Fundamental, pela Profª Drª Carla Meiners. A escola Victor Issler apresentou relato da pesquisa sobre questões Étnico-raciais, que vem sendo realizada na escola.
Esta pesquisa compõe como ato pedagógico de professores e como pesquisa da dissertação no  Mestrado da Profª Gabriela Nobre Bins, pela UFRGS, e que pertence ao quadro docente da escola. Envolvendo alunos da Rádio DJtalD+ (http://djtaldemaisvi.blogspot.com.br/2012/04/onde-voce-esconde-o-seu-preconceito.html), coordenada pelo Prof. Altemir de Oliveira, e do Grêmio Estudantil, desde a construção do questionário incluindo a execução de entrevistas pelos alunos.  Desde 2011 com ações em seqüência até o momento.
Interessante relato que contou com a participação da ex-aluna da escola, Bruna Rocha, que esteve no início do processo, e hoje cursa o segundo ano do Magistério. Com consistência abordou o tema por ocasião de sua participação nas entrevistas e pelo seguimento do trabalho na escola enquanto nela estudava. 
A Prof. Gabriela Nobre Bins apresentou junto com o Professor Altemir Oliveira, o resultado do processo inicial da pesquisa e as sequências realizadas com alunos, como trabalho pedagógico, envolvendo a leitura crítica de veículos midiáticos impressos, mesmo sendo ambos, professores de Educação Física.
O trabalho continua na escola associando prática pedagógica e a Dissertação de Mestrado sobre a implementação da Lei 10639/03 e 11645/08, que trata sobre estudo nas escolas da História da África e dos afrodescendentes no Brasil e Cultura Indígena, com foco na Lei 10639.
A Profª Letícia Gomes Farias, de Educação Artística, relatou seu trabalho em anos iniciais buscando levar o aluno a se auto-representar. Falou da experiência de professora em seus primeiros anos de magistério, abordando os conflitos do recém-formado frente a realidade desconhecida em que o profissional se encontra e de conflitos que surgem mesmo tendo base teórica para análise e prática do ofício. Relatou com precisão várias questões do professor e do aluno frente ao desafio de encarar a questão Étnico-racial numa abordagem do compromisso escolar frente a uma mentalidade já formada pelo aluno e os conflitos expressos e preconceitos interiorizados mesmo em tenra idade.
Com debate, seguido após as apresentações, mediante questões colocadas pelos universitários, entre os quais a pesquisadora no campo a acadêmica Karita Regina Soares.
Não fosse pouco, a Escola Dolores Alcaraz Caldas relatou o seu trabalho da DAC MÍDIAS (https://www.facebook.com/groups/350228755037106/) que envolve a Rádio/TV/Jornal Dolores, pelos próprios alunos e alunas integrantes dos veículos acompanhados da Professora Isabel Oliveira.
O PROJETO RÁDIO, TV E JORNAL DOLORES ou DAC MÍDIAS, surgiu em 2011 por ocasião da inauguração das obras de reforma da escola e do desejo de alunos de duas turmas de B-30 (9 anos), da Profª Maria Isabel da Silva Oliveira, então sua professora de Língua Portuguesa, que realiza com os alunos uma produção de cartas questionando e reivindicando ao Prefeito e à Secretária de Educação, acerca  da reforma da escola e outros assuntos da Comunidade. Depois disso, o Projeto teve continuidade e até hoje é coordenado pela Professora Maria Isabel da Silva Oliveira, iniciando com a Rádio, prosseguindo em 2012 nos horários disponíveis da professora, até a aprovação pela SMED em 2013 como Projeto Pedagógico da escola.
Os alunos da Escola Dolores narraram inúmeras ações desde a origem  da DAC MÍDIAS, que eu destacaria o fato de os alunos oficinarem colegas de faixa etária semelhante e também dos anos iniciais; cabe destaque também a proposição e realização do Primeiro Curta Dolores, veiculando produção de vários professores e alunos na escola.  E o trabalho iniciado de edição de vídeos das ações midiáticas dos alunos do Projeto.
Também é forte o registro de que têm escrito matéria no JORNAL VITRINE (Comunidade Bairro Restinga) e para ele concedido entrevistas, além de obter um espaço para publicação de matérias de autoria dos alunos.
Sobre a descrição da ação de rodar programas de rádio nos recreios mais uma vez ocorre debate entre os participantes impulsionado pelo tema Étnico-racial na vertente música, envolvendo vários estilos afrodescendentes e os conflitos de disputas na sociedade através do preconceito cultural.
Animação e discussão digna do cruzamento de escola (fundamental) e universidade na disciplina coordenada pela Profª Carla Meiners na manhã de segunda-feira (16/09) resultando energia renovada em todos os participantes. Na conversa final de conclusões consentimos que ações como esta de integração do ensino fundamental como ensino universitário devam manter-se e ampliar-se.
Tentaremos um registro nas fotos e imagens colocadas aqui.














Um comentário:

  1. Uma professora muito emocionada com esse diálogo caloroso entre universidade e escola do ensino fundamental! Uma experiência muito interessante para a nossa gurizada medonha e linda! Um agradecimento especial à Profª Carla Meiners, ao Professor Jesualdo Freitas, aos colegas e alunos da escola Vitor Issler, aos acadêmicos do Curso de História!Aprendemos importantes lições nessa manhã memorável!

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